Acesso à informação

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDUÇÃO DO RISCO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

 V SEMINÁRIO INTERNACIONAL: REDUÇÃO DO RISCO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE 

Segurança do Paciente, controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana

 

A Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) realizaram de 07 a 10 de agosto de 2017 o V SEMINÁRIO INTERNACIONAL: REDUÇÃO DO RISCO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

A Anvisa e a OPAS consideram essencial a abertura de espaços para a discussão de estratégias que propiciem a segurança do paciente e a qualidade nos serviços de saúde, por isso, desde 2013, promovem esse evento, que aborda 3 temas de grande relevância mundial: Segurança do Paciente, Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana. Além disso, desse 2016 foi incorporado ao seu programa, a discussão da regulação sanitária nos serviços de saúde.

O Seminário deste ano, contou com a participação de gestores de saúde de todo Brasil e de países da América Latina e Caribe, assim como de diversos profissionais de todas as Unidades da Federação de nosso país que discutiram ações integradas para a redução de riscos e a melhoria de processos nos serviços de saúde.

Ainda, contamos com renomados palestrantes internacionais (dos Estados Unidos da América e Canadá e outros países da América Latina) e nacionais (de vários estados do Brasil) que somaram conosco, na busca das melhores estratégias para evitar a perda de vidas por eventos adversos, como as infecções relacionadas à assistência à saúde, principalmente aquelas causadas por microrganismos resistentes aos antimicrobianos disponíveis.

O evento contou com a participação de 260 (duzentas e sessenta) pessoas, entre Secretários de Saúde, Coordenadores de Vigilâncias Sanitárias, Coordenadores de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleos de Segurança do Paciente de todos os Estados da Federação e de algumas capitais, Servidores da Anvisa, além de diversos profissionais de saúde.

Na abertura do evento, contamos com as ilustres presenças do Sr. Ricardo Barros - Ministro de Estado da Saúde do Brasil, do Dr. Jarbas Barbosa (Diretor-presidente da Anvisa); bem como de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS.

O coquetel de abertura foi abrilhantado pela apresentação musical da Fernanda Santa Cruz.

A Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde agradece à Diretoria da Anvisa e da OPAS pelo apoio que possibilitou a realização deste evento e a todos os palestrantes e convidados pela sua honrosa presença que colaborou para o sucesso do evento.