Acesso à informação

1 de abril: Dia Nacional da Segurança do Paciente

 

1 de abril: Dia Nacional da Segurança do Paciente!

 

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Segurança do Paciente! A celebração da data objetiva conscientizar profissionais de saúde e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil da necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

 

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso (EA) em serviços de saúde. Entende-se por EA, o incidente que resulta em dano à saúde. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama nos serviços de saúde.

 

A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde. Destaca-se que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância responsável pela elaboração, execução e monitoramento das ações e estratégias para a promoção da segurança do paciente, além de orientar a vigilância e o monitoramento de incidentes relacionados à assistência à saúde.

 

Na oportunidade, a GGTES/Anvisa informa que que nos dias 17, 18 e 19/05 ocorrerá, em Brasília, o “IV Seminário Internacional para Redução do Risco para a Segurança do Paciente em Serviço de Saúde”. O público-alvo deste evento envolve os profissionais que atuam nas Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios capitais, além das Coordenações de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias.

 

Acesse, abaixo, os materiais da Anvisa e links sobre o tema que podem apoiar a comemoração desta data:

 

- Portaria MS n°. 529, de 1 de abril de 2013 - Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).  

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/portaria-529

 

- Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 36, de 25 de julho de 2013 - institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-36-de-25-de-julho-de-2014

 

- Boletim Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde – Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde – 2014.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/boletim-seguranca-do-paciente-e-qualidade-em-servicos-de-saude-incidentes-relacionados-a-assistencia-a-saude-2014

 

- Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/plano-integrado-para-a-gestao-sanitaria-da-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude

 

- Protocolos Básicos para a Segurança do Paciente

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/diversos

 

- Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 01/2015. Orientações gerais para a notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-n-01-2015

 

- Link para Manuais da Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde:

 http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/manuais

 

- Boletim Informativo: Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde -Avaliação dos indicadores nacionais de infecção relacionada à assistência ano de 2014 e relatório de progresso.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/11-boletim-informativo-seguranca-do-paciente-e-qualidade-em-servicos-de-saude

 

- Boletim de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde nº 12 Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - Rede RM.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/12

 

- Notificação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana – 2016.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-n-01-2016-gvims-ggtes-anvisa-versao-revisada

 

- Link para materiais educativos sobre “Pacientes pela Segurança do Paciente”.

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes

 

- Link para notificar incidentes relacionados à assistência à saúde (NOTIVISA):

http://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmlogin.asp

 

- Link para autoavaliação das práticas de segurança do paciente (Em breve, disponível para preenchimento):

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=21718

Links para Campanha Abril pela Segurança do Paciente do Ministério da Saúde: http://segurancadopaciente.tumblr.com/ ; www.saude.gov.br/segurancadopaciente

 

 

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS

Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.