Acesso à informação

Anvisa lança formulário de Cadastro para Serviços de Controle de Infecção

Tendo em vista que todos os serviços que prestam assistência à saúde devem desenvolver ações de prevenção e controle de IRAS, de acordo com o tipo de assistência prestada e que para o desenvolvimento de tais ações, os hospitais devem constitui a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), já os demais serviços de saúde, devem designar, ao menos, um profissional para ser responsável pela elaboração, monitoramento e atualização periódica do Programa de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PCIRAS), a GVIMS/GGTES/ANVISA está disponibilizando um novo cadastro.

QUEM DEVE PREENCHER ESSE CADASTRO?: Todos os serviços de saúde que possuam Serviço de Prevenção e Controle de IRAS, mesmo que não sejam hospitais. Sendo assim, esse formulário é para o cadastramento de todas as CCIHs e pessoas ou equipes responsáveis pelas ações de prevenção e controle de IRAS nos serviços de saúde (públicos, privados, civis e militares) do país, EXCETO para as instituições que realizam tratamento dialítico em pacientes, pois estas possuem formulário próprio de cadastro, disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=35074.

 Recomendamos que o responsável pelas ações de prevenção e controle das IRAS do serviço de saúde preencha o formulário. Caso as ações sejam desenvolvidas por uma equipe, o coordenador poderá designar alguém da equipe para preencher o formulário. 

 OBJETIVOS: Os dados notificados nesse cadastro ajudarão as coordenações nacional (GVIMS/GGTES/Anvisa), estaduais (CECIH), distrital (CDCIH) e municipais (CMCIH) de prevenção e controle de IRAS a traçar o perfil de como estão distribuídos e organizados esses Serviços e possibilitarão a criação de uma rede de comunicação entre os controladores de infecção brasileiros para o envio de informações, alertas e comunicados em tempo real para todas as regiões do país. Lembramos que para uma comunicação efetiva, é primordial que os dados de contato como o e-mail do responsável pelo SCIRAS sejam mantidos atualizados no cadastro.

 OS SERVIÇOS DE SAÚDE QUE JÁ SE CADASTRARAM EM ANOS ANTERIORES PRECISARÃO PREENCHER ESSE CADASTRO? SIM. Esse será o cadastro definitivo dos Serviços de Prevenção e Controle de IRAS e, portanto, deverá ser preenchido uma única vez e atualizado sempre que houver alterações nos dados cadastrados. Por isso, após preencher o formulário e salvar, ANOTE O NÚMERO DO PROTOCOLO! Para que seja possível realizar as alterações que forem necessárias posteriormente. Cadastros duplicados prejudicam muito a análise dos dados!

 Observação: Informamos para as CCIHs que a avaliação dos Componentes Essenciais que foi realizada no ano de 2019 só será realizada em 2021 (será bienal) e não estará mais vinculada ao cadastro.

 

Segue o link do formulário para Cadastro: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=51670