Acesso à informação

17 de setembro de 2019 – Dia Mundial da Segurança do Paciente!

Na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

O tema da Campanha de 2019 é "Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global", com o slogan “Vamos lutar pela Segurança do Paciente!”

O objetivo dessa Campanha é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desenvolve ações nacionais voltadas para a segurança do paciente em serviços de saúde, desde a sua criação, em 1999, se une à iniciativa da OMS, comemorando esta importante data no Brasil.

A celebração da data envolve um convite para que o nosso país some esforços na luta pelo reconhecimento da importância da segurança do paciente como uma prioridade da saúde, uma vez que ela constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência. Para isso, estimulamos que sejam promovidas localmente medidas para minimizar os riscos relacionados à assistência.

Como você pode melhorar a segurança do paciente?

Se você é um paciente:

           - Envolva-se ativamente no seu próprio cuidado!

           - É bom fazer perguntas! Cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação.

           - Certifique-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.

Se você é um profissional de saúde ou líder de serviços de saúde:

           - Envolva os pacientes como parceiros em seus cuidados.

           - Trabalhem juntos pela segurança do paciente.

           - Garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente.

           - Crie uma cultura de segurança aberta e transparente.

           - Notifique à Anvisa e investigue os eventos adversos que ocorreram no seu serviço de saúde. Aprenda com as falhas!

 

Além disso, a Anvisa convida a todos os gestores e profissionais de saúde do país para que se juntem a nós nessa luta!

Não fique de fora dessa!

Acesse o cartaz “Vamos lutar pela segurança do paciente!” e celebre o dia 17 de setembro em sua instituição. Dê visibilidade às iniciativas exitosas que você vem desenvolvendo para a implementação de práticas mais seguras em suas redes sociais e marque @anvisaoficial nas fotos e vídeos de até um minuto produzidos. Utilize as hashtags #17desetembro, #diamundialdasegurancadopaciente e #eulutopelasegurancadopaciente.

 

Acesse também outros materiais sobre o tema publicados pela Anvisa:

Relatório da Autoavaliação das práticas de segurança do paciente - 2018: https://bit.ly/2ZkHklh

Relatórios e boletins sobre eventos adversos em serviços de saúde: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes

Manuais da Série Segurança do Paciente e Qualidade em serviços de saúde: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/manuais

Guia: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes:

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/guia-como-posso-contribuir-para-aumentar-a-seguranca-do-paciente-orientacoes-aos-pacientes-familiares-e-acompanhantes  

Hotsite Segurança do Paciente: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/

 

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS

Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa