Acesso à informação

15 de maio – Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar

O dia 15 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar pela Lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008.

A GVIMS/GGTES/Anvisa parabeniza todos os profissionais dos estados, Distrito Federal, municípios, universidades e serviços de saúde que tem se dedicado diariamente para proteger a saúde da população promovendo ações de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e da resistência microbiana aos antimicrobianos. Este é um trabalho muito importante para o país e que precisa ser valorizado todos os dias do ano, mas deve receber ainda maior destaque neste dia 15 de maio.

A Anvisa tem promovido diversas ações como o objetivo de prevenir a ocorrência desses agravos, mas cabe reforçar que a ação de maior impacto na prevenção das IRAS é a higiene das mãos.

Desde o estudo de Semmelweis, no século XIX, as mãos dos profissionais de saúde vêm sendo implicadas como fonte de transmissão de microrganismos nos ambientes assistencias. Apesar das fortes evidências que a prática da higiene das mãos protege os pacientes, estudos evidenciam que a adesão entre os profissionais de saúde é em média 40%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem realizando um intenso trabalho para a melhoria da Higiene das Mãos nos serviços de saúde de todo o mundo. Para isso, elaborou a Estratégia Multimodal da Melhoria da Higiene das Mãos , que engloba cinco componentes:

- mudança de sistema, envolvendo a disponibilização da preparação alcoólica no ponto de assistência, além de pia/lavatório e sabonete líquido e água;

- capacitação dos profissionais para os cinco momentos;  

- observação das práticas de HM e retorno de indicadores de adesão à equipe; - uso de lembretes e cartazes no local de trabalho e

- estabelecimento de um clima de segurança, com apoio expresso da alta direção e líderes dos serviços de saúde.

Diante das evidências da melhoria da adesão a higiene das mãos por meio da aplicação da estratégia multimodal, a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde- GGTES em parceria com a Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS/OMS), Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" (CVE/SP), Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e Coordenações Estaduais /Distrital/Municipais de Controle de Infecção Hospitalar objetiva implantar o Projeto: Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de saúde para a Segurança do Paciente, conforme preconizado pela OMS e sob o enfoque das regulamentações sanitárias nacionais no que tange a higiene das mãos.

A intenção da Anvisa é que esse Projeto seja aplicado em todos os estados brasileiros e o foco dessa ação são os hospitais que possuem Unidades de Terapia Intensiva adulto, pediátrica e neonatal.

Este  Projeto nacional será executado em dois momentos. A primeira fase ocorrerá em 2018 e a outra em 2019. Em 2018, os estados de Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Góias e Espírito Santo estão participando da implantação da estratégia multimodal da higiene das mãos nos hospitais selecionados. E em 2019, novos estados serão inseridos no Projeto.

Outra iniciativa da Anvisa em relação a temática da higiene das mãos foi a publicação RDC/Anvisa nº 42 de, 25 de outubro de 2010,  que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país.

Por fim, é importante destacar que a higiene das mãos é eficaz se for adotada a correta técnica (tanto usando preparações alcoólicas como sabonete líquido).

Segue link de acesso às técnicas que devem ser seguidas: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos

A Anvisa convida a todos os profissionais, pacientes, familiares e população a adotar como prioridade a prática de higiene das mãos para a prevenção das IRAS em serviços de saúde!!!!

Clique aqui para ter acesso ao PNPCIRAS 2016 – 2020

Clique aqui para ter acesso aos cartazes do 5 de maio

Clique aqui para ter acesso aos materiais da estratégia multimodal para a higiene das mãos

 

Atenciosamente,

 

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS

Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa