Acesso à informação

Cadastro dos Serviços de diálise

Segundo a Portaria GM/MS nº 2616/1998, Vigilância Epidemiológica das infecções é a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle. Ainda, de acordo com a RDC Anvisa nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, deve-se realizar o monitoramento dos incidentes ocorridos no serviço e é obrigatória a notificação mensal dos eventos adversos, até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.

Entendendo a importância de expandir a vigilância das infecções em outros serviços além dos já monitorados nacionalmente desde 2010, a Anvisa, a partir de janeiro de 2018, iniciará a coleta de indicadores para os serviços de diálise.

Para tanto, todos os serviços de saúde que realizam tratamento dialítico em pacientes com insuficiência renal crônica (não agudos), intra ou extra hospitalares deverão:

1.    realizar o cadastro de sua Instituição e mantê-lo atualizado, utilizando o formulário eletrônico disponível neste link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=35074 e

2.    mensalmente (até o 15º dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância), realizar o preenchimento deste formulário: Monitoramento Nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em serviços de Diálise. Após o preenchimento completo deste formulário, basta clicar no botão GRAVAR que as informações serão direcionadas diretamente para a Anvisa. Não é necessário o envio desse formulário de forma impressa para a Anvisa ou para o seu estado.

Link de acesso aos formulários de notificação de IRAS em serviços de diálise: http://portal.anvisa.gov.br/notificacoes-servico-de-saudeo-de-saude    

 

Atenciosamente,

 

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS

Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.