Acesso à informação

GGTES publica novos manuais e cartazes

NOTÍCIA - LANÇAMENTO DAS PUBLICAÇÕES DA GERÊNCIA GERAL DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAUDE - GGTES/ANVISA

 

A GGTES/ANVISA promove o V Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviço de Saúde, que se inicia na noite de hoje (07/08/17) e termina no dia 10/08/17.

O objetivo do evento é promover a abertura de espaços para a discussão de 4 (quatro) temas de grande relevância mundial: Segurança do Paciente, Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Resistência Microbiana e Regulação Sanitária dos Serviços de Saúde, visando instrumentalizar os profissionais que atuam nas Secretarias de Saúde Estaduais/Distrital e Municipais, nas coordenações de Vigilâncias Sanitárias, Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) de VISA, Coordenações de Controle de Infecção Hospitalar do Brasil (Estaduais/ Distrital e Municipais), entre outros profissionais de saúde que desenvolvem ações integradas para a redução de riscos dentro dos serviços de saúde brasileiros.

 

Durante o evento, o Diretor-Presidente da Anvisa, Dr. Jarbas Barbosa da Silva Júnior, irá lançar os seguintes materiais publicitários elaborados pela GGTES/Anvisa, que estarão disponibilizados, amanhã (08/08/17) no Portal da Anvisa e no Hotsite Segurança do Paciente:

 

I- Kit Pacientes pela Segurança dos Pacientes

É composto pelo guia intitulado: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes.

O Guia está centrado em três momentos principais (antes, durante e após o atendimento/internação), e é destinado aos pacientes, familiares e acompanhantes interessados na segurança, apresentando orientações claras e práticas sobre como podem participar de sua assistência, sendo encorajados a contribuir com os gestores, profissionais de saúde e profissionais que atuam no Sistema Nacional de vigilância sanitária (SNVS) na prevenção de eventos adversos nos serviços de saúde do país.

O kit está acompanhado pelo folder Você sabia que pode colaborar para um cuidado mais seguro e com qualidade nos serviços de saúde? E pelo Cartaz Perguntas-chave para melhorar a segurança do paciente nos serviços de saúde.

 

II- Novos manuais da Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde:

A Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde objetiva cooperar com as boas práticas em serviços de saúde, auxiliando na prevenção e minimização de eventos adversos e contribuindo para a segurança do paciente nos serviços de saúde.

Os materiais educativos são destinados aos profissionais que atuam em serviços de saúde, especialmente aqueles que atuam nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e aos profissionais do Sistema Nacional de vigilância sanitária (SNVS), além de gestores dos serviços de saúde e educadores.

Serão lançados os novos manuais desta Série:

 

Volume 7 – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde

A publicação objetiva instrumentalizar os profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde e no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) acerca da vigilância e monitoramento dos incidentes relacionados à assistência e os métodos que podem ser utilizados para análise de risco e determinação de medidas corretivas e preventivas para a redução dos riscos, visando à segurança do paciente em serviços de saúde.

 

Volume 8 – Medidas de Prevenção e Critérios Diagnósticos de Infecções Puerperais em Parto Vaginal e Cirurgia Cesariana

Esta publicação apresenta de maneira objetiva, concisa e prática, as medidas para a prevenção e controle de infecção puerperal nos serviços de saúde que realizam assistência pré-natal, parto e pós-parto, contribuindo para a redução de riscos para a gestante ou puérpera. Também trata dos Critérios Diagnósticos de Infecções Puerperais em Parto Vaginal e Cirurgia Cesariana, os quais devem ser adotados por todos os serviços de saúde do país para a apropriada vigilância epidemiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

É destinada aos gestores, profissionais de saúde (especialmente os que atuam na CCIH, obstetras e enfermeiros especializados em Obstetrícia), educadores e profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

 

Volume 9 - Medidas de Prevenção de Infecção em Oftalmologia

Objetiva contribuir para melhoria da qualidade da assistência aos pacientes submetidos a procedimentos oftalmológicos invasivos, com consequente redução da incidência da endoftalmite e da Síndrome Tóxica do Segmento Anterior (TASS) relacionados a procedimentos oftalmológicos invasivos.

 É destinada aos gestores, profissionais de saúde que atuam na prevenção e controle de infecção, oftalmologistas e enfermeiros especializados em Oftalmologia, educadores e profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

 

Serão, ainda, lançadas as edições atualizadas:

Volume 2- Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Volume 3 – Critérios Nacionais de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – Neonatologia; e

Volume 4 - Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

 

Outros manuais da Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, lançados anteriormente, podem ser acessados em:

Volume 1- Assistência Segura – Uma reflexão teórica aplicada à prática;

Volume 5 - Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde; e

Volume 6 – Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

 

III - Cartazes (A4) de Medidas de Prevenção de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde para a Segurança do Paciente

Objetiva enfatizar as principais medidas de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e estimular as práticas seguras por meio da implementação de protocolos para prevenir eventos adversos, tais como danos cirúrgicos, erros na administração de medicamentos, erros de identificação de pacientes, lesão (úlcera) por pressão, quedas, além de reforçar a importância da prática de higiene das mãos em serviços de saúde.

Os materiais educativos são destinados aos profissionais que atuam na prática do cuidado em serviços de saúde, além daqueles que atuam nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e aos profissionais do Sistema Nacional de vigilância sanitária (SNVS), além de gestores dos serviços de saúde e educadores.

Os seguintes materiais compõem o kit de cartazes:

1) Medidas para prevenção de pneumonia;

2) Medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central;

3) Medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora;

4) Medidas de prevenção de infecção cirúrgica;

5) Medidas de prevenção de infecção puerperal para a cirurgia cesariana;

6) Medidas de prevenção de infecção puerperal para o parto vaginal;

7) Práticas seguras de higiene das mãos para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde;

 8) Práticas seguras para prevenção de danos cirúrgicos;

 9) Práticas seguras para prevenção de erros de identificação;

10) Práticas seguras para prevenção de erros na administração de medicamentos;

11) Práticas seguras para a prevenção de lesão por pressão;

12) Práticas seguras para a prevenção de quedas de pacientes.