Acesso à informação

Novo Ciclo de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente 2017

A GVIMS/GGTES/ANVISA disponibilizou o  FORMULÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE - 2017, a ser preenchido por todos os serviços de saúde do país com leitos de UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

A ação está prevista no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente (http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/plano-integrado-para-a-gestao-sanitaria-da-seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude), disponibilizado pela Anvisa em 2015.

O instrumento permite que o serviço de saúde proceda à Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente, que deve ser realizada anualmente (uma vez ao ano), e envolve 19 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n°. 36/2013 que institui ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao).

Posteriormente, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) analisará a conformidade aos indicadores de estrutura e processo  (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes. De acordo com a conformidade às práticas de segurança do paciente, os serviços de saúde serão classificados em três grupos:

1-      CONFORMIDADE ALTA (67% - 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo);

2-      CONFORMIDADE MÉDIA (34% - 66% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo);

3-      CONFORMIDADE BAIXA (0% -33% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo).

 

Antes de proceder ao preenchimento do formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente, solicitamos que leia atentamente as “ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE – 2017”. Informamos também, que no preenchimento do Formulário deve ser anexada a planilha excel padronizada e intitulada “PLANILHA DE CONFORMIDADE DE INDICADORES DE PROCESSO - PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE”. Os dois arquivos podem ser acessados através do link: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/orientacoes-formulario-e-planilha-de-conformidades   .

 

Participe! O prazo para responder o questionário foi prorrogado até o dia 30/09/2017! Os links para o referido Formulário (por estados e DF) estão disponíveis no Hotsite Segurança do Paciente, no endereço eletrônico: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/autoavaliacao-de .