Acesso à informação

5 de maio de 2017 – Dia Mundial de Higiene das Mãos!

5 de maio – Dia Mundial da Higiene das Mãos! 

Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos. 

Embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. 

Dessa forma, é necessária uma especial atenção de gestores, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização do profissional de saúde à questão.

Todos devem estar conscientes da importância da higiene das mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado prestado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos.

Em 2017, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela OMS e apoiado pela Anvisa é  Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos.

Acesse os Cartazes abaixo e comemore, localmente, o dia 5 de maio em sua instituição de saúde, reforçando a importância da higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e o controle das infecções e da resistência microbiana!

ü  Meus 5 momentos para a higiene das mãos - Centrado no cuidado ao paciente com cateter venoso central 

ü  Meus 5 momentos para a higiene das mãos - Centrado no cuidado ao paciente com cânula endotraqueal

ü  Meus 5 momentos para a higiene das mãos - Centrado no cuidado ao paciente com cateter venoso periférico

ü  Meus 5 momentos para a higiene das mãos – Centrado no cuidado do paciente com cateter urinário

ü  Meus 5 momentos para a higiene das mãos - Centrado no cuidado ao paciente cirúrgico

ü  Técnica de fricção cirúrgica das mãos

ü  Olhe suas mãos

ü  Cartaz da Campanha 2017